terça-feira, 14 de novembro de 2017

Du Grosser Gott, Wenn Ich Die Welt Betrachte - em Vargem do Cedro - Comunidade de São Martinho SC

Vargem do Cedro - Sul de Santa Catarina - Brasil
Somos e estamos conectados em rede, como nunca antes aconteceu na história da humanidade. Registramos o Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de julho de Blumenau cantando esse hino - Du Grosser Gott, Wenn Ich Die Welt Betrachte. Também recebemos  este video sem muitos detalhes sobre a ficha técnica, filmado na localidade de Vargem do Cedro - município de São Martinho - Sul do estado de Santa Catarina, região não totalmente desconhecido a esse Blog. 
Já escrevemos sobre o Fluss Haus e sobre o traje do grupo folclórico local da região Nordrhein-Westfalen - Alemanha - link's disponíveis no final dessa postagem.
Ao observarmos o cenário da localidade de Vargem do Cedro, após ouvir esse hino, decidimos enriquecer essa pesquisa no local e escrever mais sobre a história dessa localidade de São Martinho e essa localidade  do município - Vargem do Cedro, em um futuro próximo. Nesse momento apresentamos o hino na voz da cantora da comunidade. Assista o hino, clicando nas imagens abaixo - na voz de Angela Heidemann Feuser, cantando na comunidade de Vargem do Cedro - Sul do estado de Santa Catarina.


 Angela Heidemann Feuser
O hino, cantado por Angela Heidemann Feuser, foi gravado na Igreja da Comunidade Vargem do Cedro - Igreja São Sebastião - Município de São Martinho. O local foi colonizado por imigrantes alemães oriundos da região do atual estado alemão Nordrhein-Westfalen e apresenta a paisagem bucólica original. A igreja tem uma linguagem arquitetônica dos imigrantes e lembra tipologias das montanhas da Alemanha.


O mesmo hino  é cantado nessa paisagem - na Alemanha e a tipologia da igreja é semelhante a igreja de  Vargem do Cedro - Igreja São Sebastião.
Recebemos esse vídeo com o hino cantado por Angela Heidemann Feuser  hoje e foi impossível, só assisti-lo uma vez. Não somente isso. Resolvemos compartilhar essa rápida história com todos que nos acompanham e deixar registrado aqui - que em breve iremos até essa localidade colher informações e imagens, para detalhar mais essa pesquisa.


São Martinho - mais especificamente a região da Paróquia Vargem do Cedro mantem a originalidade espacial da comunidade a partir da origem de sua colonização e tem muita semelhança às localidades que visitamos na Alemanha, cuja população se distribui em pequenas localidades como essa (torno de 90% dos alemães vivem em cidades pequenas - por opção).
Vargem do Cedro, onde está essa voz e a comunidade católica que frequenta a Paróquia onde foi filmado esse vídeo - Igreja São Sebastião - foi povoada por famílias alemãs oriundas do Nordrhein-Westfalen. A paisagem é original e mantém o casario histórico, produção agrícola, colonial e o artesanal. A localidade, consciente, mantém o Museu Histórico e o Museu do Colonizador, com acervo montado com os objetos usados pelas primeiras famílias que chegaram a localidade.


Igreja São Sebastião - Vargem do Cedro
Carl Gustaf Boberg

 Apreciamos muito ouvir e ver a voz de Angela Heidemann Feuser no cenário, que muito lembra a terra desses antepassados - Alemanha. O hino Du Grosser gott, Wenn Ich Die Welt Betrachte (Você é o grande Deus - Quando olho para o Mundo) tem a letra assinada pelo compositor e poeta sueco Carl Gustaf Boberg. Editou o semanário "San­nings­vitt­net" entre 1890 e 1916 e serviu no parlamento Suéco entre 1912 e 1931. O arranjo é de Manfred Nikolai Von Glehn - 1867/1924.
Manfred Nikolai Von Glehn

Na voz de Oswald Sattler

Na semana que passou, registramos o centenário Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho cantando esse hino na missa dominical na comunidade localizada no meio oeste catarinense - município de Peritiba SC.
Essa postagem será completada, após nossa visita ao local. 
Vargem do Cedro - São Martinho - Sul de Santa Catarina - Brasil



Mapa de Santa Catarina e suas origens culturais - Para relembrar.

Isso é Brasil com território continental e multicultural! 

Leituras complementares - Clicar sobre o título:

Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)
























Nenhum comentário:

Postar um comentário