quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Moção - Câmara de Vereadores de Blumenau - o Coro Masculino Liederkranz com o Show dos Velhos Camaradas



Nesta terça feira, dia 8 de dezembro a Câmara de Vereadores de Blumenau realizou uma Sessão Solene, na qual entregou 16 Moções de Louvor
O Presidente da Câmara - Sr. Mário Hildebrandt indicou para a homenagem, o Jornal luterano O Caminho pelos 30 anos de fundação. 
Sr. Jens Jurgen Mantau indicou a E.B.M. Pastor Faulhaber, pelo 50 anos de fundação. 
Sr. Roberto Tribess indicou o nome do cantor  Sr. Luiz Vicentini e também da aluna Milena Beatriz Cardoso pela conquista do prêmio "Educação para o Trânsito - 4° Edição Fenabre - SC. Sr. Marco Wanrowsky indicou para receber a homenagem na Câmara Municipal, a empresa instalada na cidade de Indaial - Taschibra, pelos 20 anos de fundação. 
Sr. Oldemar Becker inidicou a Patota que joga futebol feminino - Da Farra pelos 10 anos  jogando futebol. 
Sr. Robison Soares indicou o Diretor da E.E.B. Sr. Max Tavares D´Amaral, Professor Arquimedes Alves dos Anjos e a Sra. Salete Furtado pelos relevantes serviços prestados à comunidade. 
A Pastoral da Juventude foi indicada pelos vereadores Sr. Jefferson Forest e Sr. Adriano Pereira, por seus 15 anos de fundação. 
Sr. Adriano Pereira indicou  o nome de Sabrina de Oliveira Bublitz, pela seleção no Senai Brasil  Fashion, por ser a única selecionada em Santa Catarina e uma das 9 selecionadas no Brasil. 
Sr. Fábio Fiedler indicou  o nome de personalidades envolvidas ao esporte: Sr. João Almeida Camargo Neto, Sr. Álvaro Portugal de Oliveira, Sr. Carlos Henrique Brito de Oliveira e o Sr. Luiz Corrêa Carneiro.
...
E, pela primeira vez na história do C.C. 25 de Julho de Blumenau ao longo de seus mais 60 anos de existência, um de seus grupos culturais recebeu uma Moção do Poder Legislativo blumenauense. A indicação foi do Vereador Sr. Ivan Naatz, que comentou sobre a cultura e a identidade da cidade de Blumenau e que o Coro Masculino Liederkranz vem fazendo isto muito bem. 
Relevem o barulho dos saltos das senhoras que passam a passos pesados no momento das falas de uma seção solene da Câmara de Vereadores de Blumenau (registrado no vídeo acima e em todos os registros do momento), dando pouco importância à presença de convidados e autoridades no momento que  fazem seus pronunciamentos na tribuna da casa. Sensibilidade é bom e contribui para a amostra da educação e do respeito que se pode ter pelo local e pelas pessoas presentes em um  momento solene como este. 
O vereador, mencionou que o Coro poderia ser indicado como Patrimônio Cultural de Blumenau e com isto, também ser apresentado como uma importante atração aos visitantes que buscam ícones da cultura local, ao visitar a cidade e região.  
Três representantes do coro Masculino Liederkranz se fizeram presentes para receber a homenagem em nome de seus amigos. A indicação foi tranmitida ao grupo, na tarde do dia 8. Estiveram presentes os cantores: Sr. Edson Wruck, Sr. Roberto Wittmann e Sr. Theo de Almeida.

Para ler sobre a História do Coro Masculino Liederkranz - Clicar sobre:
Coro Masculino Liederkranz - 106 anos

Um pouco desta História...

Tudo começou no carnaval de 1909, há 106 anos, quando um grupo de amigos, amadores do canto, reuniram-se para fundar uma sociedade de canto. Naquela época, era assim que chamavam um grupo de cantores. O primeiro nome que foi batizado  era "Club Unter Uns"(Clube entre nós). 
Confeitaria e Padaria S. Katz
Imagem: acervo de Carl Heinz Rothbarth
Tudo foi formalizado oficialmente em assembléia no dia 26 de maio de 1909, no antigo salão da Confeitaria S. Katz, a qual estava situada na esquina  da Rua VX de Novembro com a Alameda Rio Branco. A título de curiosidade, a casa de dois pavimentos da Confeitaria S. Katz deu lugar  à Mercearia Kieckbusch, que deu lugar para o estacionamento da Casa Flamingo

Quem lavrou a ata da primeira reunião - de fundação - do Coro Masculino Liederkranz foi o jornalista, poeta e tradutor - Sr. Rodolfo Damm. Neste momento, foi empossada a primeira diretoria. Esta era composta pelo Presidente - Sr. Ricardo Max Grothe e pelo Secretário - o próprio Sr.Rudolf Damm.

Para ler mais sobre a Vida do Sr. Rudolf Damm 
Clicar sobre: Secretário - Sr. Rudolf Damm

O primeiro regente do Coro Masculino Liederkranz  foi o Sr. Carl Flesch. A primeira apresentação do coro aconteceu no dia 5  de junho de 1909 durante um evento organizado pelo mesmo. A segunda apresentação aconteceu no dia 24 de novembro do mesmo ano.
Rua XV de Novembro em 1909
Cenário familiar do primeira formação do Coro Masculino Liederkranz
Como dado histórico, publicado no texto assinado por Sr. Frederico Kilian na revistaBlumenau em Cadernos, o Coro Masculino Liederkranz  fez 11 apresentações em seu primeiro ano de atividades. Sr Kilian também comentou que, em 1916, houve uma tentativa de fundar, conjuntamente, o Coro Feminino, mas não vingou.
O Coro Masculino passou a se chamar  Liederkranz que quer dizer Círculo Coral.
Os regentes do Coro Masculino Liederkranz até o período do Maestro Heinz Geyer, no momento que o Coro fez parte da formação da Sociedade Dramática Musical Carlos Gomes, foram:

Sr. Carl Flesch;
Sr. Josef Schwartz;
Sr. Josef Teichmann;
Sr. Ernst Drawin;
Sr. Kurt Boettner e 
Sr. Heinz Geyer.

Os Presidentes neste mesmo período foram:
Sr. Ricardo Max  Grothe;
Sr. Richard Meyer;
Sr. Luwig Reinhardt e 
Sr. Franz Becker.

No ano de 1937, o Coro Masculino Liederkranz, o Grupo Musical Germânia e o Grupo de Teatro Frohsin, se uniram e fundaram a Sociedade Dramática Musical Carlos Gomes sob a batuta do Maestro Heinz Geyer. Nesta época, sob a regência do maestro, foi criado um grande coro misto, absorvendo o Coro Masculino Liederkranz.
Sede da então formada Sociedade Dramática Musical Carlos Gomes
Grupo Antigamente Blumenau - Kellermann
Coro Masculino no Natal de 1962
Foto do livro Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau
- Sua História 1954 a 2009
 O Liederkranz, por alguns anos, ficou inserido neste espaço. Vinte e cinco anos após a "apropriação" do Coro Masculino Liederkranz, um grupo de senhores, que já haviam conversando sobre a possibilidade de resgatar o coro, procuraram o C.C. 25 de Julho Blumenau - centro de cultura alemã. Foi oficializada a nova formação do coro e a continuação e retomada de sua história, no centro cultural, através da iniciativa dos senhores: Franz Brack e Emílio Rossmark e como primeiro maestro regente foi empossado o Sr. Eugen Seelbach. No natal de 1962, se apresentaram na pequena sede do C.C. 25 de Julho de Blumenau, situada na Rua Victor Konder. 
Passando-se 10 anos...Em 1972, o maestro Heinz Geyer, que vinha colaborando com o Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau, sugeriu a formação de um Coro Misto. Conseguiu o apoio da Diretoria do centro cultural e a adesão de alguns casais que se entusiasmaram com a ideia: Rolf e Herta Haas, Werner e Iracida Frischknecht, Erwin e Erica Knaesel, Franz e Paula Isleb, Hercílio e Gerda Stahnke, Heinz e Edith Tuerpe e Manfredo e Rita Bubeck. Sr. Stahnke, Frischknecht e Sr. Haas participam até os dias atuais do Coro Masculino Liederkranz. O maestro Geyer convenceu o Sr. Bubeck assumir a parte técnica, como os ensaios e a regência. A pianista Iris Ramers dispôs-se e fazer o acompanhamento musical. 
Coro Masculino no Natal de 1968 - Foto do livro Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau
- Sua História 1954 a 2009
Sr. Manfred Bubeck
Em 1987, após 16 anos à frente dos dois coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau, o Sr. Manfred Bubeck passou a regência somente do Coro Misto ao maestro José Acácio Santana, de Florianópolis. O Coro Masculino Liederkranz continuou sob a regência do Sr. Bubeck. Após, o coro passa a ser regido pelo Maestro Sr. Erwin Knäsel.
Em 2002, o Sr.  José Carlos Oechsler assume a regência do Coro Masculino Liederkranz e do Coro Misto e assim permaneceu até este ano de 2014. 
No ano de 2014, Sr. Oechsler passou a reger somente o coro Masculino Liederkranz. Registramos que o Sr. José Carlos Oechsler foi, e é, o idealizador e coordenador do sucesso "Show dos Velhos Camaradas" também denominado Alte Kameraden Treff.
Sr. José Carlos Oechsler e Sr. Ewald Müller - coralista
Abril 2015

Atualmente o Coro Masculino Liederkranz tem um grupo com mais de 30 cantores e tornou-se popular, não somente na cidade de Blumenau, mas além das fronteiras do estado e do país, por sua participação no Oktoberfest de Blumenau. Sua primeira participação no Oktoberfest Blumenau aconteceu no ano de 2010, quando foi premiado como revelação, através do "Show dos Velhos Camaradas" - Alte Kameraden Treff.
Após 5 edições, o "Show do Camaradas" - prossegue sendo uma dos destaques da festa a partir da apresentação do Coro Masculino Liederkranz do C. C. 25 de Julho de Blumenau e acompanhado da Banda convidada - Kleinpmusikanten - cujo líder é o Sr. Hans Jurgen Jopp - Spitz.

Camisa usada por muitos no ano de estréia do Show dos Velhos Camaradas no Oktoberfest 2010. Hoje faz parte da história do Coro Liederkranz.
O show trata-se de um musical em um Die Kleine Kneipe - um pequeno bar - onde os amigos cantores - camaradas -   fazem um tipo de Stammtisch. Neste encontro, bebem, conversam, jogam e também cantam muito. O espetáculo, foi batizado de "Show dos Velhos Camaradas" - ou  Alte Kameraden Treff - que inicia, exatamente quando os amigos entram no "Die Kleine Kneipe" cantando a tradicional canção Alte Kameraden (Canção alemã - escrita pelo Sr. Carl Teike - na cidade de Ulm, por volta de 1889). 

Para saber mais sobre esta canção - clicar sobre: 
Alte Kameraden

O Coro Masculino Liederkranz participa, também, da Cerimônia de abertura e encerramento do Oktoberfest Blumenau, desde 2010.
Apresentação no Palco do C.C. 25 de Julho de Blumenau


Imagens  -  Homenagem Coro Masculino Liederkranz na Câmara de Vereadores de Blumenau












Sr. Roberto Wittmann, Sr. Theo de Almeida, Vereador de Blumenau - Sr. ivan Naatz e Sr. Edson Wruck após a cerimônia na Câmara de Vereadores de Blumenau

Correção: Coro Masculino Liederkranz com o Show dos Velhos Camaradas ou  Alte Kameraden Treff
 
Fotos Oficiais - Imprensa da Câmara

































Vídeo
Assistir a partir do tempo 1:45:00
As imagens mostradas, nós fisemos no Oktoberfest 2014.


 Ein Prosit!
Parabéns aos cantores, aos regentes e músicos, às esposas e companheiras e atodos que direta e indiretamente contribuem para que ocorra o Show dos Velhos Camaradas, que em verdade é um Stammtisch sobre o palco, onde o público pode interagir e cantar com os amigos coralistas do Coro Masculino Liederkranz do C.C. 25 de Julho de Blumenau.














































Algumas imagens em vídeos

Ano 2010


Ano 2011



Ano 2012


Ano 2013


Ano 2014


Ano 2015



Apresentações com repertório erudito












Tradição não é passado
Tradição faz parte da identidade de um povo e é atemporal.











Nenhum comentário:

Postar um comentário