sábado, 19 de dezembro de 2015

Arquitetura que "demarca" a quadra


Blumenau - Esquina com a Rua XV de Novembro
Mesmo local - Esquina com a Rua XV de Novembro - Década de 1960
Uma cidade com encantamentos e com espaço para conteplação, encontros , convívios
Arquitetura "demarca " a quadra com a própria edificação, criando um ponto focal e delineando o perfil da rua. Comumente usada nas edificações mistas para uso comercial e residencial, em algumas cidades. Também em cidades que recebem a interferência cultural  e histórica de outras cidades e regiões a trazidas pelos imigrantes. 
Por exemplo, muito comum nas cidades coloniais portuguesas, onde o casario "desenhava" o caminho e este, estruturava a cidade - cidades históricas de Minas Gerais (Herança das cidades medievais - muradas). 
Ouro Preto  MG - 2011

Ouro Preto - Minas Gerais - 2011
Na cidade de Blumenau, em um primeiro momento a propriedade colonial continha a residência, afastada da rua. Quase sempre munida de uma varanda (Ver croqui). A casa era ligada com a rua por um caminho ladeado por canteiros de flores. Quase sempre continham rosas, margaridas, dálias, cravos, bico e leão, jasmim, estrelícia, gérbera, antúrios...etc... Na proximidades havia a horta, a estrebaria, o local dos animais. Na parte posterior da propriedade, raramente em outra localização, mas tinha exceções, estava o rio. Elemento que propiciava acessibilidade e fornecimento de água para a plantação animais e uso doméstico.




























Estrutura da nucleação urbana da centralidade da Colônia Blumenau
na década de 1860 - Primeiro Plano - A partir dos rios e caminhos
Com o surgimento da rua  do comercio as edificações demarcaram
 e estruturaram a rua


Lotes coloniais - caminhos fluviais epicadas - década de 1860
Colônia Blumenau





Quando surgiu a estrada do comercio, ou a rua do comércio (Estrada Linguiça- atual Rua XV de Novembro), as edificações ocupavam o sítio, o terreno sem o afastamento frontal. Geralmente a atividade comecial  ocupava o primeiro pavimento e a família, ou famílias residiam nos pavimentos superiores. Quando o terreno era de esquina, com arte e características artísticas do período vigente, também ocupavam a quadra toda, demarcando visualmente a esquina com a presença de linhas curvas e sacadas nas suas ecláticas fachadas. Atualmente, na cidade de Blumenau, muitos destes edifícios não se encontram em bom estado de conservação. Muitos desconhecem sua importância. Representam um período e são muito importantes na paisagem da cidade como pontos focais e elementos históricos de período - comunicam às novas gerações. 






























Na época deste registro o centro da Colônia de Blumenau era junto ao porto fluvial e à Rua das Palmeiras - Boulevard Hermann Wandeburg - A Igreja luterana demarcaba o centro de Blumenau




















Rua XV de Novembro - Foto 2014










Rua 7 de Setembro - Centro de Blumenau 
Com cores que fogem de sua originalidade - estado ruim de conservação
 Rua XV de Novembro - Blumenau




Podemos ler a História de um povo,
 na paisagem de sua cidade...
Se ainda for possível.

Em Construção!!!













Nenhum comentário:

Postar um comentário